Medicinas Integradas: Osteopatia Pediátrica, Terapial Manual, Nutrição, Podologia

Cólicas no Bebé

O que são as cólicas?

Estima-se que as cólicas afetem entre 20% a 30% dos lactentes nos primeiros meses de vida e assumem na grande maioria das vezes a culpa pelo choro constante do bebé, contudo, na minha opinião, nem sempre são a origem do problema. Mas, partilharei isso noutro artigo 🙂

A obstipação intestinal, vulgo cólicas, é a dificuldade em eliminar gases e fezes. E é este quadro que provoca dor e irritabilidade que incomodam o bebé.

mae-e-filho

Quando começam as cólicas?

Elas surgem entre a segunda e terceira semana de vida do bebé. Estes seres são únicos e, portanto, existem bebés que desde os primeiros dias de vida padecem destes transtornos intestinais ao passo que outros mais tarde.

Quais os sinais e causas das cólicas?

Os sinais mais frequentes são:

  • Movimentos rápidos das pernas (na tentativa de eliminar o desconforto abdominal);
  • A barriga fica bastante inchada e muito dura à palpação;
  • O desconforto não assume um padrão constante, ou seja, existem momentos específicos de maior choro e irritabilidade.

As causas das cólicas podem ser de diversa ordem, desde situações naturais e portanto, incontroláveis pelos pais como a imaturidade da função do sistema digestivo, perdas de movimento estruturais, etc.

E situações mais controláveis como a alimentação da mãe – aconselhável visitar um nutricionista que a poderá ajudar a corrigir determinados hábitos.

Como tratar as cólicas?

Para o alívio momentâneo aconselho a massagem abdominal. Pode realizar movimentos lentos e ritmados no sentido do trânsito intestinal. Esta é uma solução transitória.

A Osteopatia Pediátrica pode ajudar na avaliação detalhada da postura e do funcionamento do intestino para detetar a origem das cólicas e assim corrigir essa disfunção.

 

Deixe o seu comentário ou dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *